Arquitetos enquadram a estrutura como um refúgio autossuficiente para suportar desastres naturais e poderia até flutuar, para o caso de ser atingido .... Foto: Remistudio/Divulgação
Construção poderia até flutuar, segundo criadores
Foto: Remistudio/Divulgação

Arquitetos russos projetaram um prédio considerado por eles ecologicamente autossustentável e que, ainda por cima, é capaz de resistir à maioria dos desastres naturais. Segundo os arquitetos, a estrutura seria utilizada principalmente como moradia e como hotel.
O Projeto Arca, como é chamado, foi concebido pela empresa Remistudio com o apoio do programa Arquitetura de Auxílio contra Desastres da União Internacional de Arquitetos, pensado especialmente como solução para catástrofes.
Principais características
A Arca pode resistir a maremotos, terremotos, furacões e outros desastres naturais. Ainda por cima, durante um desses momentos extremos, o prédio pode se autosustentar.
A construção em forma de concha, com arcos e cabos, permite a melhor distribuição do peso, por isso a resistência a terremotos. Já o ambiente de estufa tem uma grande vegetação que ajudaria na qualidade do ar e no fornecimento de alimento. O projeto utiliza painéis solares para a captação de energia e um sistema de coleta de água pluvial para o abastecimento de água.
Por causa da estrutura transparente, a luz é filtrada através de salas internas para reduzir a necessidade de iluminação. O quadro é coberto por uma película especial feito de Etil tetrafluoretileno (ETFE). Trata-se de uma película altamente transparente forte, autolimpante, reciclável, mais durável, mais econômica e mais leve que o vidro. A solidez estrutural é fornecida pelo comportamento de compressão dos arcos de madeira e da tensão das cordas de aço.
Redação Terra

Conecte-se e compartilhe seus comentários
comentarios
418 comentários

Dacosta Ana Paula

postado:
11/01/2011 - 12h35
Muito engraçado. Não fazemos o menor esforço para destruirmos o planeta, depois andamos na contra mão para nos protegermos de nossas atrocidades.
updown

Marcelo dos santos, pesquisador/Petrobras

postado:
11/01/2011 - 12h34
O Sr. José Cicero e o Reinaldo tem toda razão, nosso planeta não aguenta mais desmatamentos, queimadas, produtos poluentes sendo jogados das empresas em qualquer lugar etc etc etc etc, Infelizmente estamos mais perto do fim do que pensamos, e é bem isso, tem países construindo fortalezas contra catástrofes naturais, com certeza sabem de alguma coisa...senão sabem, não justifica tantos investimentos...não acham??? Vamos dar um basta em desmatamentos, mas começar por onde? Como? quando? só ficarmosfalando não adianta...
updown

Reinaldo

postado:
11/01/2011 - 12h28
ta bom! o titanic era pra aguentar muita coisa e bateu numa pedrinha de gelo do mesmo tamnhanho daquelas pedrinhas que tenho no freezer de casa e afundou! nada do que o homem invente é capaz de impedir a força da natureza! cedo ou tarde vamos pagar caro ...pois estamos acabando com o planeta!
updown

JUSCELINO

postado:
11/01/2011 - 12h23
TITULO: RUSSOS CRIAM PREDIO ...ETC... ETC... FIQUEI CURIOSO E FUI LER A MATERIA... AI VEM NO CORPO DESTA... O PREDIO PODERÍA ,, PODERIIIIIIÍA ATÉ FLUTUAR.... ACHEI QUE A PORRADONEGOCIO JÁ ESTAVA PRONTO E É SÓ UM P R O J E T O...SÓ PALHAÇADA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER.....SÓ FALTA DE REPERTÓRIO DO TERRA E DESSES ARQUITETOS QUE DEVEM ESTAR SEM SERVIÇO LÁ NA RUSSSIA.....
updown

José Cicero, ambientalista, professor da UFRJ

postado:
11/01/2011 - 12h23
Infelizmente nosso planeta não vai aguentar por muito tempo, desmatamentos, queimadas, etc etc etc, acredito que muito em breve, vamos todos morrer, pois a atmosfera já não está segurando os efeitos do sol, foi um prazer viver aqui até agora, se tem países fazendo predios autosustentáveis e a prova de catastrofes, é porque estão sabendo de coisas que nós não sabemos...Ou seja, em breve vamos todos morrer no planeta terra! A menos que começemos com urgência a parar com desmatamentos...
updown

LULA

postado:
11/01/2011 - 12h21
E ai Amanda vç tá querendo dá mais tem medo de perguntar.
updown

José Cícero, ambientalista, professor da UFRJ

postado:
11/01/2011 - 12h20
Infelizmente nosso planeta não vai aguentar por muito tempo, desmatamentos, quimadas, etc etc etc, acredito que muito em breve, vamos todos morrer, pois a atmosfera já não está segurando os efeitos do sol, foi um prazer viver aqui até agora, se tem países fazendo predios autosustentáveis e a prova de catastrofes, é porque estão sabendo de coisas que nós não sabemos...Ou seja, em breve vamos todos morrer no planeta terra! A menos que começemos com urgência a parar com desmatamentos...
updown

red

postado:
11/01/2011 - 12h19
as pessoas não sabe o que é comunismo nem o que é uma pessoa comunista
updown

jurkevitch

postado:
11/01/2011 - 12h17
os russos poderiam projetar uma nova revolução , semelhante de 1917
fim da era putin perseguidor de nacionais bolshevicks e do capitalismo na russia
viva a urss
updown

critico

postado:
11/01/2011 - 12h14
aí vem um bandido com um machado aihhhh acabou a casa os cara já entra com arame farpado kkkkk vcs deveriam estudar um presidio ecologico aqui no brasil só se for no meio do amazonas em cima da maior arvore por caus ados assaltos.
updown

Comentários

Postagens mais visitadas